I - Como mandar um e-mail marketing

Ola, boa tarde, vamos falar sobre e-mail marketing hoje! Mas porque quero falar sobre isso? Muitas pessoas comentam que não é legal comprar base de e-mails pois mandar e-mail com base X é spam, concordo parcialmente, porque digo isso?



Se alguém recebe um e-mail que não deseja ou não tem interesse no assunto ai sim é SPAM, pois um e-mail de um assunto que não lhe interessa é um SPAM.
Vamos imaginar assim você é um consumidor de produtos de beleza e recebe um e-mail falando de uma certa promoção de um produto que consome, você iria ficar ofendida ou incomodado como isso? Obvio que não, irá verificar a promoção e a possibilidade da compra.

Mas vamos desmitificar, o e-mail é uma forma de comunicação de pessoa para pessoa certo? Então porque as empresas o usam como um sistema de comunicação como se a pessoa estivesse falando com uma máquina com frases do tipo:

  • SUPER PROMOÇÃO!!!
  • DESCONTOS IMPERDÍVEIS!!!
  • APROVEITE JÁ!!


O sistema lingüístico empregado nos e-mails marketing pode e deve ser o mesmo que utilizamos falando com uma pessoa comum, lembre-se que um e-mail não é como uma TV tem uma super chamada para segurar pessoa assistindo, pois tem só 30 segundos, e o e-mail não é um recurso que devemos trabalhar desse forma, pois a pessoa que o está lendo o possui em mãos, e pode ficar o observando por mais tempo, ou descartar em menos de 10 segundos, ou até mesmo deixar para ler depois.

Podemos considerar a média de 90% dos e-mails que empregam forma de comunicação humana, chegam a ser lidos, e e-mails que utilizam forma de comunicação menos de 25% chegam e ser lidos.

E não esqueça que o título do e-mail é a chamada principal ou seja se não for bem elaborado não será lido.

O interessante do e-mail marketing, é que podemos considerar de média eficácia, de curto prazo, e de alta eficácia a longo prazo, se bem trabalhado.

Bom em todo esse texto podemos abstrair os seguintes conselhos:

  1. Podemos mandar e-mail para uma base comprada, mas deve ser segmentada em um público que tenha um perfil que se interessam pelo seu produto.
  2. Se comunique com o cliente de forma humana, fale com ele de forma única, que ele entenda que é uma pessoa falando com uma pessoa, assim terá mais oportunidade de resposta.
  3. Um e-mail deve ter um título muito bem elaborado, se não, não será nem lido.
Dicas adicionais:
  1. Mande um e-mail marketing sempre apontando que mais informações vá ao site.
  2. Mande um e-mail de remetente válido caso a pessoa responda, alguem possa receber.
  3. Seja claro em seu conteúdo.
  4. Use uma ferramenta de quantificação e qualificação de base.
  5. Faça testes com amostragens.
Abraços

*OPTIN : Cadastro indicando opção de assunto e autorizando o envio do e-mail.

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